TESTE DE ESTANQUEIDADE VERIFICANDO A INTEGRIDADE DE TUBULAÇÕES

Gostou? compartilhe!

TESTE DE ESTANQUEIDADE VERIFICANDO A INTEGRIDADE DE TUBULAÇÕES

Laudo de teste de estanqueidade

Oteste de estanqueidade é realizado em tubulações para verificar a integridade da tubulação antes de ser comissionada. Dependendo do tipo de tubulação, o meio para teste pode ser ar, água ou óleo.

As especificações para o teste de um oleoduto devem ser mutuamente acordadas entre o contratante e o proprietário da propriedade para evitar disputas em caso de danos.

A instalação de tubulações sem vala é realizada usando técnicas de perfuração direcional e deve-se tomar cuidado para que todas as juntas sejam vedadas e os tubos não estejam danificados.

O teste de estanqueidade pode ser realizado usando testes hidrostáticos ou pneumáticos. Testes hidrostáticos usando água são o método preferido, porque a água é incompressível quando comparada ao gás ou ar inerte.

O uso do ar exigirá mais energia para atingir a pressão desejada, ou seja, quase 200 vezes mais energia do que a necessária para a água na mesma pressão e volume.

Um teste hidrostático é realizado enchendo o tubo de teste com água e verificando constantemente se há vazamentos e o som do ar escapando.

O ar é liberado de todos os pontos altos para garantir que o gasoduto esteja completamente cheio.

Quando a tubulação estiver cheia, a pressão é elevada até a pressão de teste necessária e verificada quanto a uma queda de pressão no sistema. Se não houver queda de pressão durante o tempo especificado, o tubo passou no teste de estanqueidade

Tipos de teste

  • Valor da taxa de vazamento admissível
  • Tipo de teste: localização ou medição do vazamento
  • Especificações do componente que deve ser testado: dimensões, limites de resistência à pressão ou ao vácuo, materiais de montagem, acabamento das superfícies, etc.
  • Condições de utilização e de teste
  • Parâmetros de segurança e ambientais

Outro método de teste de estanqueidade envolve o uso de detecção acústica. Um vácuo é criado no tanque e instrumentos sensíveis “escutam” o som produzido pelo ar borbulhando através de pequenos orifícios no tanque.

Alguns métodos de teste de estanqueidade não exigem que o tanque seja completamente cheio enquanto o teste está em andamento.

Os dispositivos eletrônicos de medição no tanque, quando configurados no modo de detecção de vazamento, também são capazes de detectar vazamentos no tanque.

 

 localhost/git/inspesolda.com

 

O teste em tubulação

Por meio da pressurização da tubulação de gás, com ar comprimido, observa-se por um determinado período de tempo se há ou não perda da pressão. 

Com o auxílio de um manômetro, é possível medir a quantidade de vazamento em litros/hora. Dependendo do valor mensurado, a tubulação de gás pode ser recuperada de forma rápida com baixo custo, com  Aplicação de Resina. 

Caso o vazamento seja maior, as mudanças precisam ser analisadas e, até mesmo, é necessário que se elabore um projeto para a passagem de uma nova tubulação de gás



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Inspesolda www.inspesolda.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×