O que é o ensaio de tração?
O ensaio de tração de metais é um processo de teste destrutivo que fornece informações sobre a resistência à tração, resistência ao escoamento e ductilidade do material.
o teste de tração deve ser realizado de acordo com os padrões e especificações da indústria, incluindo os métodos de teste de tração ASTM. Esse processo também é conhecido como teste de resistência à tração ou teste de tensão.
O PROCESSO DE ENSAIO
O teste de resistência do material, usando o método de teste de tração ou tração, envolve a aplicação de uma carga cada vez maior a uma amostra até o ponto de falha.
O processo cria uma curva de tensão / deformação mostrando como o material reage durante o teste de tração.
Os dados gerados durante o teste de tração são usados para determinar as propriedades mecânicas dos materiais e fornecem as seguintes medidas quantitativas:
A resistência à tração, também conhecida como Resistência à Tração Máxima (UTS), é a tensão de tração máxima transportada pela amostra, definida como a carga máxima dividida pela área de seção transversal original da amostra de teste.
A resistência ao escoamento é a tensão na qual é observado o início da deformação ou do rendimento permanente (plástico).
As medidas de ductilidade são tipicamente alongamento, definido como a tensão no ponto ou após o ponto de fratura e a redução da área após o fraturamento da amostra de teste.
A amostra de teste é segurada com firmeza pelas garras superior e inferior presas à máquina de teste de tração ou universal.
Durante o teste de tensão, as garras são separadas a uma taxa constante para puxar e esticar a amostra. A força na amostra e seu deslocamento são monitorados continuamente e plotados em uma curva tensão-deformação até a falha.
As medições, resistência à tração, resistência à tração e ductilidade, são calculadas pelo técnico após a ruptura do corpo de prova.
A amostra de teste é montada novamente para medir o comprimento final; em seguida, essa medida é comparada ao pré-teste ou ao comprimento original para obter alongamento.
A medição da seção transversal original também é comparada à seção transversal final para obter redução na área.
O ensaio de tração o à temperatura é um método comprovado de avaliar o comportamento dos materiais sob uma combinação de calor e tensão.
Ao realizar um teste de tração à temperatura elevada, a amostra é colocada dentro de um forno em nosso carrossel de teste, capaz de processar até três amostras por vez.
Nosso sistema controlado por computador aquece a amostra até a temperatura exigida e, em seguida, deixa de molho.
Em seguida, a amostra é carregada na estrutura de teste, onde um extensômetro no projeto mais recente mede a tensão na amostra à medida que a carga aumenta.
GAMA DE CAPACIDADES DO ENSAIO
Teste de tração a 600.000 lbs.Tracção e tração axial
Força de escoamento em tamanho real dos fixadores
Teste de amostras usinadas
Tubos de tamanho normal
Vergalhão de tamanho normal
Teste de tração a temperatura elevada
Teste de tração de soldas e fundições
MÉTODOS DE ENSAIO / ESPECIFICAÇÕES
ASTM A370
ASTM B557
ASTM D638
ASTM E8
ASTM E21
EN 2002-1
EN 10002-1
ISO 527-1
ISO 6892-1
Teste de Fixadores
ASTM A962
ASTM F606
ASTM F835
ISO 898-1
ISO 898-2
NASM-1312-8 (anteriormente MIL-STD-1312-8)
SAE J429
SAE J995
Gostou? compartilhe!